sexta-feira, 12 de novembro de 2010

"A ÁRVORE DA SABEDORIA"

No meio da linda mata de Oxossi, existia uma árvore maravilhosa com seus galhos enormes, folhas grandes e bem verdes, se destacando das outras que eram bem menores.
Toda vez que a lua alta e clara no céu aparecia, os caboclos se reuniam em volta desta árvore, para trocar informações, receber ordens e conversarem dos assuntos mais variados possíveis.
Antes de a lua aparecer, que seria em breve, os caboclos já ficavam na expectativa de mais uma reunião.
Ali perto de onde estavam os caboclos tinha um lindo e pequeno êre, que com sua curiosidade, ouviu os caboclos comentarem sobre a reunião que seria no mesmo local de sempre em volta da “Árvore da Sabedoria” e que mais uma vez iriam beber da árvore.
Muito sapeca correu onde estavam os outros êres e quando ele contou o que tinha ouvido eles ficaram por demais curiosos e resolveram seguir os caboclos no dia da reunião para poder também beber da árvore e que deveria ser uma delícia, pois eles iam lá toda lua clara.
Chegando no local, ficaram escondidos no meio da mata esperando os caboclos terminarem de beber da árvore.
Sendo que de onde estavam não se ouvia nada do que eles falavam, mas mesmo assim com toda a paciência ficaram esperando os caboclos irem embora.
Quando viram que podiam chegar perto da árvore,foram andando bem devagar, sentaram em volta da árvore e ficaram esperando o que poderia acontecer.
Os dias passaram e eles continuaram ali sentados em volta da grande Árvore.
Quando chegou a lua alta e clara no céu, novamente os caboclos estavam ali para a reunião.
Levaram um susto, quando viram os êres sentados envolta da árvore, cada um com um copo na mão.
O caboclo mais velho de todos chegou mais perto e perguntou o que eles estavam fazendo ali, e o mais sapeca acabou respondendo.
- Ouvimos dizer que se bebe desta árvore, então estamos esperando, mas só que até agora não saiu nada da árvore e estou morrendo de sede.
Os caboclos mesmo sendo os mais valentes e mesmo com toda a sua seriedade, não agüentaram e caíram no riso e os êres ficaram sem entender nada com aquele olhar de ingenuidade, sem saber o que dizer. Até que um deles perguntou:
- Não estou entendendo, porque estão rindo?
O caboclo com toda a sua sabedoria explicaram aos meninos e meninas que ali estavam, que aquela era a árvore do “Pai Oxossi" e que ali eles vinham buscar novas ordens e novos ensinamentos para poderem atuar e agir nas mais variada forma de caridade e que a “Arvore da Sabedoria” não era para beber no copo e sim para absorver sua essência e ensinamentos e assim aprender.
E foi dito a eles que a partir daquele dia, iriam freqüentar a reunião e aprender também, ficando cada um com um caboclo diferente, que era para não ter bagunça e confusão, pois não seria um castigo, seria só mais um aprendizado, e ali eles descobririam se beber da “Árvore da Sabedoria” será doce ou salgado, porque isso só depende de como iremos aproveitar os ensinamentos da nossa própria existência.


Enviada por Nyara Santos