quarta-feira, 24 de novembro de 2010

ORIXÁ FUNFUN - A MAIS ALTA HIERARQUIA



Como vimos, as divindades africanas estão separadas em duas categorias hierárquicas. Na categoria mais

elevada, encontram-se as entidades que participaram da criação do universo, consideradas como ancestrais

espirituais de tudo quanto possa ocorrer nos dois planos de existência, chamadas, para diferenciá-las das demais, de

"Orixás Funfun" (Orixás Brancos).

Neste aspecto, a filosofia religiosa yorubana em muito se assemelha à budista que afirma que, "Não há um

criador, mas uma infinidade de potências criadoras que formam em seu conjunto, a substância Una e Eterna, cuja

essência é inescrutável e por conseguinte, insuscetível de qualquer especulação por parte de um verdadeiro filósofo".

Sendo emanações diretas de Olorun, os Orixás Funfun são portanto, os seres mais elevados da escala da

existência, encontrando-se no mesmo nível dos Arcanjos do cristianismo e dos "Filhos Maiores Nascidos da Mente de

Brahma" descritos nos Vedas, denominados Devas, Pitris, Rishis, etc... Estas Divindades Criadoras são encabeçadas

por Obatalá, O Senhor das Vestes Brancas, também conhecido como Orixánlá ou Oxalá. Oxalá é o Sopro Divino, a

primeira manifestação individualizada de Olorun que é a vida una, eterna, invisível, mas onipresente; sem princípio e

sem fim; inconsciente, mas Consciência Absoluta; incompreensível, mas realidade existente por si mesma. Oxalá o

Sopro-Divino, provoca o movimento que fecunda e energisa o Eterno em repouso no Oceano-do-não-ser, onde tudo

existe sem forma e, ocasionando o surgimento da diferenciação, desperta o Plano Divino, onde jaz oculta a

elaboração de todos os seres e coisas futuras.

Obatalá, o Primogênito Divino, ao fecundar o Oceano Caótico composto de matéria inerte e informe,

provoca a explosão da vida, ocasionando a primeira manifestação da Natureza, feminina, porque passiva.

Tudo o que exista ou possa existir é oriundo desta essência até então inerte e que, após haver sido tocada,

fecundada pelo princípio masculino, manifesta-se e recebe o nome de Oduduwa.

As Águas-Abstratas-do-Espaço transformam-se nas Águas-da-Substância-Concreta, impulsionadas por

Obatalá que é na realidade, o Verbo ou Logos manifestado que, por sua ação fecundadora, representa o princípio

masculino da criação, longe portanto de ser andrógino como propõem alguns iniciados ao afirmarem ser ele, a um só

tempo, macho e fêmea.

OXALÁ/OBATALÁ

Considerado como a mais importante Divindade no contexto religioso, Oxalá é cultuado em todo o território

de cultura yorubana, com nomes diversos que variam de uma região para outra. Em Ile Ifé, Ibadan e outras

localidades é conhecido como Orixan'la; na região de Ogbomosó é chamado de Orixá Pópó; em Ejigbo, Orixá Ogiyán; em Ijàyie, Orixá Ijàiye; em Ugbo, Orixá Onilé.

Oxalá é o Orixá do Branco, símbolo da pureza incontestável.

Detentor do princípio genitor masculino,qualquer oferenda a ele dedicada deve ser composta de elementos inteiramente brancos.

Nenhum comentário: