terça-feira, 30 de novembro de 2010

TARÔ E BARALHO CIGANO: QUAL A DIFERENÇA?



Os dois oráculos e instrumentos de autoconhecimento expressam imagens diferentes, esse é o primeiro ponto. Enquanto o Tarô tem 22 arcanos maiores e 56 arcanos menores, totalizando 78 ao todo, o Baralho Cigano Lenormand possui 36 cartas com naipes e figuras da Corte contidas internamente. Os dois são ótimos e eficientes, abordam áreas de vida diversas e respondem bem perguntas. Questão de preferência, gosto e momento.

Determinadas situações de ordem espiritual atuando sobre o indivíduo são melhores abrangidas pelo Baralho Cigano. Certas colocações intelectuais são melhores apropriadas pelo Tarô e por este motivo muitos homens preferem a linguagem do Tarô. As mulheres em geral, mais familiarizadas com o universo interno, simbólico e intuitivo orbitam naturalmente entre o Tarô e o Baralho Cigano. Ao contrário do que pensam, e dependendo principalmente da habilidade do consultor para compreender o ser humano e suas verdadeiras motivações comportamentais, tanto o Tarô como o Baralho Cigano alcançam profundidade psicológica. Nesse sentido, considerando a simplicidade das imagens do Baralho Cigano, não há motivo algum para diminuir ou menosprezar a capacidade do Baralho Cigano de relatar a alma, além de denunciar os acontecimentos cotidianos. Aliás, um dos esforços de minha vida tem sido, através de escritos e aulas, o de elevar o nível do Baralho Cigano à sua origem histórica: Sra. Lenormand, sua criadora, mulher inteligente, intuitiva e culta.

Quando realizo uma consulta pessoalmente e o consulente não tem definida a sua escolha, embaralho o Tarô e embaralho o Baralho Cigano. Solicito que o consulente divida as cartas em três, junte-as novamente e escolha uma carta do Tarô e uma do Baralho Cigano. Em seguida pergunto qual a preferência no momento para abrir o jogo. O melhor é escolhido, então. De qualquer modo, ao final, na hora das perguntas, também será possível utilizar os dois, caso necessário ou se desejado. Normalmente uma consulta tem a duração de uma hora ou uma hora e meia, dependendo da necessidade de cada um e da quantidade de perguntas após o jogo de abertura.

Num sentido técnico, a diferença do Baralho Cigano está na simplicidade e na objetividade de suas imagens: Casa, Cachorro, Raposa, Urso, Paus e Pedras, Foice, Sol, Lua, Estrelas, etc.... e também muitas vezes na necessidade de interpretar uma carta em conjunto com outras. No Baralho Cigano se, por exemplo, aparece a Carta (nº 27), qual mensagem ela traz? Se tirar o Homem, que homem é este? quais as suas características e propósitos? Para as cartas Criança e Mulher idem. Saiu os Caminhos? qual será escolhido? de onde vem e para onde vai? O que encontra no caminho escolhido? Navio de onde vem e para onde vai? A interpretação se dá pela composição das cartas no conjunto do jogo ou na inter-relação entre elas numa única posição para ganhar sentido. A leitura do Baralho numa determinada posição muitas vezes não é feita apenas no sentido de
uma carta por si mesma. Nesse caso, conta-se a história pela seqüência. Claro que existem jogos onde é absolutamente possível e suficiente interpretá-los com uma única carta em cada posição. Além disso, o Baralho Cigano têm um naipe numerado ou figura da corte incluído internamente com significados importantes complementares à imagem. A figura representada na imagem lhe dá o nome da carta.

No Tarô dada a complexidade de cada carta, num jogo pequeno ou grande, para cada posição basta tirar um arcano e complementá-lo com um arcano menor. No Louco do Tarô, por exemplo, existe todo um cenário compondo a carta: um homem na beira de um precipício com chapéu de bobo e roupa surrada carrega uma pequena sacola nas costas em uma das mãos e na outra segura um bastão. Tem um cachorro com as patas na sua perna. A Lua no Tarô tem a Lua no céu, dois castelos no fundo, uma lagosta numa lagoa, dois lobos, plantas, etc.

No Tarô os personagens da Corte: Rei, Rainha, Cavaleiro e Pajem (ou Princesa) possuem características bem definidas a priori, de acordo com o naipe pertencente. Nos arcanos maiores, o Imperador e a Imperatriz, por exemplo, também possuem atributos definidos.

Para simplificar o entendimento da diferença entre Baralho Cigano e Tarô, vamos fazer uma analogia com palavras e frases de um idioma: o Baralho Cigano, então, é composto de palavras, que juntas formam uma frase; e o Tarô é composto de frases onde o sentido já está contido em cada carta.

Um bom consultor de Baralho Cigano e/ou Tarô compreende cartas em série ou seqüencialmente, como numa história, sendo importante conhecer e abordar profundamente cada carta, não se dando por satisfeito em memorizar três ou quatro palavras referentes a ela. De qualquer modo, um dos maiores desafios para aqueles que estão aprendendo, seja Tarô ou Baralho Cigano, está em situar a carta dentro de um jogo, visualizando o jogo como um todo, independente da ordem ou das combinações. Necessita de estudo, prática, razão, bom senso, sensibilidade e intuição. A condição espiritual do consultor também interfere indubitavelmente, porque uma pessoa, seja ela quem for, só pode oferecer aquilo que tem.

Composições musicais, séries, histórias, combinações de cartas ou os jogos são matematicamente múltiplos e infinitos. Há sempre uma nova música tocando no rádio ou um filme novo em cartaz. No caso das cartas isso requer uma facilidade com a leitura de símbolos. O que aparentemente era tão simples numa única imagem do Baralho Cigano, ou numa nota só de Do ao Si, torna-se complexo dentro de uma composição moderna, clássica ou individual.

6 comentários:

Anônimo disse...

Olá. muito obrigado, consegui identificar as diferenças e compreender que não existe superioridade entre os mesmos.
Grande abraço.
Carlos

KATRYNA GUARA disse...

AS FIGURAS A MOSTRA E O TAROT DE MARSELHA E NÃO O TAROT CIGANO

Anônimo disse...

Tive visão de 3 cartas zap, sete ouro, sete copas alguém pode me falar sobre elas o que segnifica

Helen disse...

Obrigada pelo texto, de uma forma simples e objetiva ficou bem claro as diferenças e similaridades entre os dois.

Helen disse...

Obrigada pelo texto, de uma forma simples e objetiva ficou bem claro as diferenças e similaridades entre os dois.

Tarô Cigano do Espaço Esotérico Agathá disse...

Ótimo clipe, pois sou Numeróloga também. Se quiser entrar em contato é só clicar no: 777ametista333@gmail.com.Sempre assisto e gosto bastante dos assuntos esotéricos e acredito que deveríamos dar mais ênfase. Inclusive estou lançando o livro ORÁCULOS CIGANOS - A Simplicidade na Interpretação das Cartas. É um curso de cartomancia.